Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.

Search our Site


Beiçudo lugar do primeiro abastecimento da prova de 111 k, pertence ao Concelho de Condeixa a Nova e é um lugar da freguesia de Vila Seca [ União das Freguesias de Vila Seca e Bem da Fé ].





O segundo abastecimento da prova de 111 km, decorre em Podentes.
A freguesia de Podentes, pertencente ao concelho de Penela e ao distrito de Coimbra, tem uma história bem mais antiga, rica e abrangente do que a sua área aproximada de 17,3Km2 faria adivinhar. Aliás, Podentes tem uma existência quase milenar.
Os registos mais antigos referem a existência, em 1147, da herdade de Podentes e Bruscos, no território. E crê-se que o nome, derivado de “potentes”, remate para os “Cavaleiros de Podentes”, grupo de templários surgidos em 1232 ou 1233 (não há certeza histórica), que tiveram casas/mansão na localidade.






O terceiro abastecimento da prova de 111 km, decorre em Penela (Castelo de Penela].
Vila da região Centro do País, tem o cognome de Vila Presépio, pela sua beleza e disposição física e geográfica.
Fundada ainda antes da nacionalidade, teve o seu primeiro foral em Julho de 1137, concedido por D. Afonso Henriques, sendo portanto um dos Municípios mais antigos do País, dada a sua importância estratégica por alturas da reconquista.





O quarto abastecimento da prova de 111 km, acontece na aldeia de Casas Novas.
A aldeia de Casas Novas, situada no sopé do Monte Jerumelo a escassos quilómetros de Penela, junto à aldeia de S. Sebastião, da qual dista menos de dois quilómetros, faz parte do concelho de Soure, apesar da grande distância que a separa da sede do concelho (mais de 20 km.), uma enorme distância quando comparada com Penela, ali tão perto, ou mesmo Ansião, um pouco mais longe.






O 5º Abastecimento da prova de 111 km realiza-se em Alvorge e é também "Base de Vida", local onde os atletas podem ter acesso aos seus sacos. Aqui podem descansar e comer alimentos quentes.
O Alvorge é uma freguesia do concelho de Ansião. O povo ainda hoje lhe atribui o título de Vila. Ao longo da sua história pertenceu a vários concelhos, entre os quais o do Rabaçal, antes de vir a integrar o de Ansião. Esta Paróquia pertenceu, durante vários séculos, à Universidade de Coimbra.
A região e a freguesia foram habitadas desde tempos imemoriais, como se comprova pela existência de muitos vestígios arqueológicos. Existe, por exemplo, um castro romanizado, em Trás de Figueiró.







O sexto abastecimento da prova de 111 km é em Santiago da Guarda.
Santiago da Guarda é uma Freguesia do Concelho de Ansião.
Faz fronteira com as freguesias de Alvorge e Ansião e com os Concelhos de Penela e Soure.
Santiago da Guarda é povoada desde os primórdios da humanidade, o que é testemunhado por diversos vestígios arqueológicos encontrados, designadamente machados e artefactos neolíticos no Monte Alvão, lugares de Guarda e Moita Santa, e também muita cerâmica, pedaços de vasilhas, restos de tegulae e imbrices, na zona do Poço do Carvalhal (Várzea), mosaicos e construções romanas sob o Paço dos Condes de Castelo Melhor e um troço bem conservado de estrada romana, próximo do Vale de Boi.





Depois da subida do monte Sicó, o sétimo abastecimento realiza-se em Pousadas Vedras, um lugar pertencente à freguesia da Redinha, Concelho de Pombal.




logo

Apoios



Câmara Municipal de Condeixa


Câmara Municipal de Ansião


Câmara Municipal de Penela


Câmara Municipal de Soure


Câmara Municipal de Pombal


Freguesia de Condeixa a Nova


Freguesia de Condeixa a Velha


Freguesia BendaFé


Freguesia de Vila Seca


Freguesia do Furadouro


Freguesia do Zambujal

Room Booking

Thanks for staying with us! Please fill out the form below and our staff will be in contact with your shortly.